Corrida e a Pisada

Sua Pisada pode influênciar diretamente no seu rendimento na corrida e no risco de lesões.

Para começar com os treinos de corrida um dos pontos de partida é a aquisição de um bom tênis. Na verdade, boa parte das pessoas se motivam a partir da “compra do tênis novo”.

A maioria das pessoas buscam o lançamento da marca A ou B com as cores do momento. muitas as vezes esquecem de um dos fatores mais importantes na compra. 

 

O produto é compatível com o seu tipo de pisada?

Basicamente existem 3 tipos de pisada:

Tipo de pisada na corrida

PISADA NEUTRA: começa com a parte externa do calcanhar e o pé rotaciona ligeiramente para dentro durante a movimentação, terminando com a parte da frente do pé inteira tocando o solo.

Corredores com pisada neutra podem usar um grande variedade de tênis pois podem ter o arco de pé normal, alto, médio ou até mesmo baixo.

 

PISADA PRONADA: acontece quando, durante a movimentação, a parte de fora do calcanhar toca o chão e o pé inicia a rotação para dentro e só depois se endireita.

Toda pisada possui uma quantidade moderada de pronação, no entanto, lesões podem acontecer com a pronação excessiva.

Quando acontece, o arco do pé se achata, alongando músculos, tendões e ligamentos que ficam na parte inferior do pé.

 

PISADA SUPINADA: É o oposto da pronação. Durante o movimento o calcanhar toca o solo e há uma rotação para fora.

A supinação excessiva tensiona os músculos e tendões que estabilizam o tornozelo. Fazendo com que o haja uma rotação e aumentando o risco de torção.

É muito comum ver atletas confundirem-se quanto a sua pisada achando serem supinadores, quando olham para o solado de seus tênis e percebem a parte externa do calcanhar mais desgastada.

Vale lembrar que todas as formas de pisada iniciam pelo calcanhar e o que caracteriza qual o tipo da sua pisada é a rotação do tornozelo no final da pisada.

Geralmente pé chato (arco do pé achatado) é associado à pronação. Nesse caso o peso é aplicado na borda interior (próximo do dedão) do pé durante a corrida.

Esse tipo de pé requer um tênis que ofereça total controle do movimento.

Arco do pé alto está ligado à supinação.

Nesse caso o peso é aplicado na borda exterior do pé durante a corrida.

Esse tipo de pé requer um tênis flexível, com bom amortecimento.

 

Pronação e supinação são desvios biomecânicos.

sar um tênis de corrida apropriado para o seu tipo de pisada vai ajudá-lo a prevenir lesões.

Algumas lojas especializadas oferecem ao cliente o teste da pisada.

Sempre indicamos  buscar ajuda de um médico ortopedista especializado em esporte para identificar seu tipo de pisada.

 

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